quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reforma protestante: da igreja do palácio ao espírito


Antonio Carlos Ribeiro

Existem duas maneiras de refletirmos sobre a Reforma Protestante nestes seus 495 anos. A primeira é voltarmos a Wittenberg, cidade onde Lutero – um monge da Ordem dos Agostinhos e professor de Bíblia na Universidade – fixou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo, em 31 de outubro de 1517. A intenção era que fossem lidas pelo alto clero e a nobreza nas missas de Todos os Santos e Finados (1 e 2 de novembro), frequentadas pelo alto clero e a nobreza, e provocassem um debate. Conseguiu!


O motivo era o espírito inquieto, investigador e determinado desse padre e professor de teologia aos 34 anos que, diante da culpa e da morte, tornou-se intransigente a respeito da salvação e não conseguiu se conter diante do sistema das indulgências. O outro ingrediente era a Bíblia, que ele estudava nesta época com seus alunos, a partir do livro de Levíticos e da Carta aos Romanos.

Culto, rebelde e confrontado por um poder autoritário num universo absoluto, protestou. Era um passo decisivo e difícil, mas necessário. Como a intenção era reformar, não conseguiu prever os desdobramentos sociais, mas logo pagaria o preço por enfrentar a mais forte instituição da terra, com poder temporal – riqueza e exércitos – e espiritual.

A maior parte dos que peregrinam pela Saxônia atualmente querem ver a igreja, o púlpito, o túmulo, o liceu e a fortaleza de Wartburg, onde ele traduziu o Novo Testamento em oito meses, mantidos durante os séculos com alto custo. “Mas este não é o patrimônio da Reforma”, disse o prefeito de Wittenberg em 2002, “mas vocês, luteranos do mundo, que guardam o espírito do Reformador”.

Esse espírito, que tomou a forma da convicção de agarrar valentemente o real (das Wirkliche tapfer ergreifen) em Dietrich Bonhoeffer, levando-o a ajudar na fuga de judeus e cooperar com a resistência alemã ao nazismo, revela essa disposição de contestar a ordem dada, o pensamento definitivo ou a perda da salvação. Esse sequestro de todos os poderes, somados numa só instituição, dominando as instâncias da sociedade e até mesmo o sagrado, leva as pessoas à contestação, à negação e à desconstrução.

Em Lutero isso surge como um agarrar-se a Deus, já que nada há de mais absoluto, de mais definitivo e de mais último do que ele próprio. Mesmo que isso exija negar aquilo que o representa ou desconstruir a estrutura de poder que o sustenta. É aí que se entende o brado: “Deixem Deus ser Deus!”, porque se Ele é o amor, não estará contra nós; se é absoluto, não será controlado através da guerra; se é Castelo Forte, não nos abandonará à dor, ao escárnio ou à violência, porque onde estiver estaremos com ele!

Esse confronto legítimo, que Lutero soube associar à luta dos príncipes alemães, garantiu a existência desses que protestaram diante de Carlos V e se recusaram a participar da procissão de Corpus Christi, sendo chamados de protestantes. As igrejas que surgiram desse movimento foram chamadas evangélicas, no mesmo século que começou com uma igreja e, com a anglicana e a reformada, terminou com quatro, criando uma ruptura no cristianismo ocidental, com maior impacto do que o cisma oriental, no século XI.

Essa ruptura levanta perguntas até nossos dias, agora também estendidas à ordem que equilibra as forças no mundo ocidental. Gianni Vattimo admite crer na Igreja, porque a herdou. Mas se não fosse assim, indaga-se se deveria inventá-la. E constata não ter necessidade de uma igreja para ser religioso. Aí evoca Lutero, que criticava Roma “em nome do Evangelho e da Bíblia, não em nome de outro Evangelho ou outra Igreja”. E conclui: “necessitamos de um novo Lutero. Porém não sou eu”.

Na prática a Reforma nos fez pensar na liberdade, partindo da fé para todas as áreas da vida humana, denunciando o ab-uso do Sagrado como forma de controlar pessoas, sociedades e instituições. Na pós-modernidade as pessoas têm maior relutância em se entregar a uma fé porque “isso é a alma: a vocação pessoal, o interesse pela vida, o modo de ver o mundo. E, se alguém perde a alma, já não tem nada. O religioso é a multiplicidade e não a unidade absoluta”, observou Vattimo.

A pergunta hoje é: como anunciar o evangelho que liberta e ajuda na busca de sentido? A busca se dá na comunhão com Deus, já que instituição “não tem a última palavra sobre o sentido da história, muito menos seu domínio. Antes de possuir o sentido, é ele que a possui e ultrapassa infinitamente. A orientação em face do futuro continua aberta”, ensinou Brighenti, já que uma “instituição ou pessoa não têm o poder de encerrar a história. Têm, sim, a capacidade de atuar em favor da justiça, na perspectiva do Reino, e de inscrever um sentido parcial em seu movimento historicamente ambíguo”. Ser salvo pela graça, a partir da fé, significa em nossos dias confiar-se a Deus e buscar coragem para os dilemas que nos são trazidos.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página