sábado, 25 de agosto de 2012

PUC-Rio exibe exposição sobre a ditadura militar

Antonio Carlos Ribeiro

Rio de Janeiro - A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro exibiu a exposição "Memórias Reveladas", do Arquivo Nacional, de 13 a 25 de agosto. A mostra reuniu fotos, documentos, textos de obras artísticas e literárias, laudos de censura, imagens de televisão, jornais e revistas do período de 1964 a 1985.

Solicitada pelo Cursos de Direito e Serviço Social, a exposição teve perspectiva histórica e foi organizada pelo Governo Federal para ser itinerante, acolheu material de Arquivos estaduais e municipais, entidades de direitos humanos, organismos militares, representativa do conjunto da época, de modo a ser exibida nos Estados e no Distrito Federal, explicaram os especialistas em documentação Inez Stampa e Vicente Rodrigues.


"Memórias Reveladas" é composta de imagens sobre cartazes, fixados sobre biombos de bambu em treliças, favorecendo a leitura do público visitante e, principalmente, dos gestores do Projeto, incumbidos de transportá-la para cidades em que será mostrada.

As imagens foram selecionadas por critérios de representatividade dos estados, das situações próprias de cada momento e do conjunto da documentação, revelando aspectos simbólicos das relações de poder, dentro do arquétipo militar, das falências e limitações para projetar e executar um projeto político nacional.

A principal preocupação de curadores, organizadores e documentaristas responsáveis é possibilitar aos visitantes a visão mais completa possível desse período, possibilitando mostrar o maior volume de elementos para que os visitantes desenvolvam sua própria perspectiva e uma visão mais ampla, que possibilite seu estudo.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página