segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio+20 e Cúpula dos Povos trouxeram 110 mil turistas

Antonio Carlos Ribeiro


A Prefeitura do Rio divulgou que a participação de turistas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a Cúpula do Povos, realizados do dia 13 ao dia 22, trouxeram 110 mil turistas. Os encontros geraram para a cidade um rendimento extra de R$ 274 milhões (cerca de 137 milhões de dólares) em hospedagem, transporte e alimentação.




O lugar mais visitado foi a Cúpula dos Povos, no Parque do Flamengo, também a que mais acolheu pessoas nos eventos paralelos. Lá se reuniram cerca de 1 milhão de participantes, e a Cúpula dos Povos, particularmente, acolheu mais de 300 mil pessoas.


O Forte de Copacabana ficou em segundo lugar, acolhendo 210 mil visitantes. O lugar menos procurado pelos que acorreram à Conferência da ONU foi o Riocentro, que reuniu chefes de Estado e de governo, diplomacia e pessoal técnico, que contou com a presença de 45 mil pessoas.


Foram registradas 23 manifestações durante o período da conferência, das quais apenas oito não causaram impacto no trânsito urbano e nas principais vias de acesso à cidade, informou a Prefeitura. A manifestação popular que reuniu maior número de pessoas foi realizada no dia 20, nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, no centro, ocupadas por participantes, indígenas e estudantes.


Apesar das retenções e do grande movimento, o trânsito na cidade funcionou bem. Complicações aconteceram nos dias 19 e 22, quando chegaram e partiram as delegações internacionais.


Com feriado escolar decretado para esses dias, houve uma redução de 21% do fluxo de veículos em média no trânsito da capital, e o tempo de deslocamento nos principais corredores viários diminuiu em até 27%, de acordo com os dados da Companhia de Engenharia de Tráfego do município (CET-Rio).


Entre os dias 13 a 22 foram recolhidas 144 toneladas de lixo nos eventos oficiais e paralelos da Rio+20 pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), incluindo o Sambódromo e a Quinta da Boa Vista, locais disponibilizados pela Prefeitura para acampamentos de participantes da conferência. Quase um terço desse total (42 toneladas) era material reciclável, separado por meio de coleta seletiva.


A rede hoteleira da cidade registrou uma ocupação de 95% durante esses dias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Mais de 130 mil passageiros foram transportados em ônibus especiais dos hotéis da zona sul e da Barra para os locais do evento, nos dias de realização da conferência.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página