quarta-feira, 20 de junho de 2012

Representantes das Igrejas e Religiões apresentam compreensão sobre cuidados da Criação

Antonio Carlos Ribeiro


Rio de Janeiro – Os representantes das religiões se reuniram na mesa de debates Religiões e Meio Ambiente para apresentar a perspectivas teológicas de cada tradição de fé em relação ao tema do Meio Ambiente, debatido na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).




As Igrejas e religiões com presença na América Latina apresentaram sua compreensão da criação do mundo (cosmogonia) e perspectiva teológica para o cuidado do planeta. As duas percepções, interligadas, estão do cerne das posturas que cada tradição tem do meio ambiente.


Estiveram presentes o Pastor Walter Altmann, moderador do Conselho Mundial de Igrejas, Igreja Católica Apostólica Romana, Jeanette Erlich, secretária executiva da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, D. Francisco de Assis da Silva, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e vice-presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Sami Armed Isabelle, Diretor da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, Ialorixá Laura Teixeira, do Instituto Nacional da Tradição e cultura Afro-Brasileiras, Rabino Sérgio Margulies, o Padre Elias Wolff, assessor de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e D. Francisco Biasin, bispo da Comissão Episcopal, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre diversos outros líderes.


O pastor Nilton Giese, Secretário Geral do Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI), destacou os aspectos da Justiça Social e da Pobreza, como os mais perceptíveis, especialmente na realidade dos diversos países latino-americanos.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página