domingo, 17 de junho de 2012

Hip Hop: amizade e arte, sem drogas nem violência

Antonio Carlos Ribeiro

Rio das Ostras (RJ) – Se encontrar para a dança de rua Hip Hop, buscar um espaço público para expressá-la e atender duas exigências: sem violência e sem drogas. Essa é a senha para participar do Projeto de Música Hip Hop desenvolvido nesta cidade pelo Pastor Francisco Rafael dos Santos, da Comunidade Norte Fluminense, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

 

Os participantes têm condições comuns como gostar de dançar e cantar ao ritmo do Hip Hop, morar nos bairros periféricos da cidade – uma dança de rua que se desenvolveu na periferia de São Paulo, enfrentou preconceitos artísticos e de classe social e ganhou status de arte pela qualidade estética – tornando-se uma forma legítima de expressão das periferias urbanas.

   

 O grupo reúne entre 20 e 25 jovens com idade entre 11 e 24 anos que, diante das limitações para expressar sua arte, receberam apoio espiritual de um pastor decidido a atendê-los e de Natã Ferreira Louzada, um jovem que canta e toca nos cultos da comunidade, que estruturaram o Projeto financiado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

 

Eles se reuniram à tarde para mostrar seu trabalho a um grupo de representantes de Igrejas Evangélicas Alemães e de membros da direção e coordenação da FLD, que participam da Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Rio+20.

O Projeto tem como base a Comunidade Norte Fluminense, com apenas 27 membros, mas que assumiu a proposta e mostrou disposição para prestar esse serviço, ampliando seu conceito de missão e superando os limites étnicos e perfil social da Igreja para prestar esse atendimento pastoral.

 

As apresentações e entrevistas foram filmadas pela equipe do Pastorado para Jovens (LandesJugendPfarramt) da Igreja Evangélica Territorial da Saxônia, que atuam no Projeto de Trabalho Intercultural, também jovens, que fizeram entrevistas e produziram imagens em foto e vídeo.

Um comentário:

mee disse...

muito legal, Antonio!

Total de visualizações de página