quarta-feira, 20 de junho de 2012

Celebração do CONIC-Rio enfatiza esperança e compromisso

Antonio Carlos Ribeiro

Rio de Janeiro – A celebração do Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro (CONIC-Rio) destacou a esperança e o compromisso com a Paz na Criação de Deus. Foi realizada na Cúpula dos Povos, atividade paralela à Rio+20, dia 19, no Parque do Flamengo.

 

A celebração foi dirigida por D. Nelson Francelino, presidente, da Igreja Católica Apostólica Romana; a pastora Christine Drini, segunda secretária, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o pastor José Roberto Cavalcante, primeiro secretário, da Igreja Presbiteriana Unida e o reverendo Daniel Rangel, tesoureiro, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil que contaram com a presença da teóloga Maria Clara Bingemer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O acolhimento invocou o poder de Deus Criador, pediu iluminação para as igrejas cristãs e que assumam o compromisso de responder aos apelos de Deus. Durante o canto do hino Louvado Seja Meu Senhor, foram trazidos os quatro elementos ao altar (terra, fogo, água e ar).

No ato penitencial, os mais 80 participantes, admitiram que também participaram muitas vezes da destruição da criação, em nome de ânsia de ter, aproveitar e consumir, agredindo a criação com sua indiferença, ao cântico do refrão do hino “Piedade, Senhor! Tende piedade, Senhor.

O momento de escuta da Bíblia foi antecedido do cântico do hino “Quão grande És Tu”, seguido da Oração de Compromisso, pedindo que “nesta Cúpula dos Povos da Rio+20 nos convertamos e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes”.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página