quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Eslovacos visitam a mais antiga comunidade luterana brasileira

ALC

Nova Friburgo, quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 (ALC) - Grupo de luteranos da República da Eslováquia visitou a Comunidade de Nova Friburgo, no dia 22.
Liderados pelo pastor Miroslav Hvozdara, os 50 componentes participaram do culto dominical, assistiram um filme sobre o esforço da congregação frente à tragédia do ano passado, quando as fortes chuvas provocaram desmoronamento de morros e encostas, conheceram o memorial luterano e visitaram o mais antigo cemitério luterano em funcionamento.


O grupo passou por países sul-americanos e decidiu visitar a Comunidade Luterana de Nova Friburgo, fundada em maio de 1824 pelo grupo liderado por Friedrich Osvald Sauerbronn - que foi pároco em Becherbach, na Alemanha. Sauerbronn viajou a bordo da fragata Argus, a primeira embarcação a trazer os imigrantes alemães que formaram a primeira comunidade em solo brasileiro, da qual foi o primeiro pastor luterano.

O culto foi celebrado em português, inglês e eslovaco, com participações em alemão, possibilitando uma diversidade cultural entre luteranos. O coral da comunidade apresentou-se e despertou a atenção dos europeus. Ao meio-dia, almoçaram um churrasco, saborearam frutas tropicais, conheceram o cemitério Jardim da Paz e fizeram perguntas sobre os primórdios da igreja luterana em solo brasileiro.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página