sexta-feira, 18 de novembro de 2011

500 anos de reforma - 500 árvores para Wittenberg

Antonio Carlos Ribeiro

Wittenberg Cidade de Lutero - "Mesmo se eu soubesse que o mundo iria desabar amanhã, ainda assim eu plantaria a minha macieira hoje", diz a frase atribuída a Martinho Lutero. Este fato foi lembrado neste momento em que as igrejas luteranas vão comemorar o 500º aniversário da Reforma (Jubileu) em 2017.


O ex-secretário geral da Federação Luterana Mundial, Dr Ishmael Noko, planta a primeira
árvore do Jardim Lutero

Um modo de dar expressão à comemoração, será criado um parque, o Jardim Lutero, nas fortificações da cidade antiga, em Wittenberg, onde o movimento reformador foi iniciado. A proposta do projeto é que sejam plantadas 500 árvores no Jardim Lutero e em outros lugares na cidade, dando um sinal concreto do seu otimismo, claramente expresso ao falar da macieira.

Igrejas de todo o mundo e de todas as confissões estão sendo convidadas a patrocinar uma das 500 árvores a serem plantadas em Wittenberg, ao mesmo tempo plantando uma árvore semelhante num lugar significativo para cada igreja. Também cristãos podem plantar, particularmente, a sua árvore.

Através deste projeto cooperativo, o Jardim Lutero vai estimular a interação e definir um processo de comunicação em movimento. A Federação Luterana Mundial (FLM) espera que esse gesto faça surgir impulsos positivos que se espalhem na cidade, na região, no país e, finalmente no mundo. Desta forma, o significado do longo alcance da Reforma se torna bem conhecido.

O Projeto foi proposto pela FLM, de Genebra, com apoio do Comitê Nacional Alemão da FLM e as Igrejas Evangélicas Luteranas Unidas na Alemanha, em cooperação com Wittenberg a Cidade de Lutero.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página