terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atuação pastoral de Younan tem paixão e coragem

Antonio Carlos Ribeiro

Durante o culto de investidura da Bispa Helga Haugland Byfuglien como presidente da Conferência de Bispos da Noruega, no dia 2, em Trondheim, o bispo Dr Mounib A. Younan a presenteou com uma cruz de Jerusalém, da Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e Terra Santa, como "símbolo de oração de que a cruz de Cristo pode ser o seu conforto e força".

Bispa Byfluglien ao receber a cruz do Bispo Kvarme

A presença do bispo luterano de Jerusalém e Palestina e Presidente da Federação Luterana Mundial (FLM) é uma presença testemunhal, destemida e afirmativa do pastor que conhece o sofrimento. Por isso, sua estada na Noruega abalada pelos atos terroristas da 6ª feira, 22 de julho, com os explosivos em escritórios governamentais e disparos contra estudantes, deixando 77 mortos, foi significativa.

Sua voz lembrou as orações e os apoios de cristãos luteranos contra o ódio irracional urdido, financiado e articulado que chegou de forma repentina e avassaladora ao país nórdico. "Nós somos seus aliados no combate - com meios pacíficos – sem nenhum tipo de incitamento ou qualquer ódio que alguns círculos estão tentando promover", disse o pastor do rebanho luterano mundial.

Bispo Younan ao ser cumprimentado pelo Secretário Dr. Ishmael Noko e o Bispo Mark Hanson, Presidente da FLM

Por viver numa região marcada pelas “fobias” entre grupos religiosos, por pregar a paz e o fim da violência e por fazer isso na formação das crianças, o bispo Younan louvou a atitude da Noruega, de contrapor a violência pedindo compreensão, presentes nos gestos da família real, da Igreja e dos cidadãos, que iluminaram a trágica noite, acendendo velas em memória das vítimas.

Lembrou que a comunhão luterana mundial, por ele ali representada, não faltou na expressão da solidariedade às famílias das vítimas, às lideranças da Igreja e às autoridades. Essa unidade na comunhão é fundamental para sustentar o testemunho da não-violência, especialmente diante de sua expressão mais dura.

Lembrou que assumir esses valores diante da Igreja da Noruega era um dever, já que a Igreja norueguesa assumiu sempre esses valores diante do mundo. O sofrimento do povo norueguês provocou uma “cultura de compreensão mútua” com a qual a comunhão luterana deve estar comprometida, anunciou.

O Bispo Younan levou à Igreja da Noruega e sua Pastora o testemunho de que a solidariedade, a cultura de compreensão e a comunhão são capazes de sustentar diante da violência – rápida, impiedosa e cruel – e suas vítimas inocentes.

E chamou a Bispa Byfuglien a se lembrar da Igreja Luterana de Jerusalém e Palestina, pedindo as orações de seu rebanho “para que a justiça prevaleça em breve”.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página